Simulador Covid-19

Como funciona o simulador: O simulador busca representar situações cujo comportamento dos dados em uma relação temporal seja uma relação de crescimento ou decrescimento exponencial.

A variável x é sempre tempo, y é a variável do comportamento da relação cartesiana, ou seja, para cada valor de x teremos um valor correspondente para y.

Serão definidos 10 valores para que haja uma representatividade desse comportamento de crescimento exponencial para fazer a simulação da relação cartesiana x e y. Esses valores precisam ser preenchidos na tabela para gerar a CURVA SIMULADA.

No plano cartesiano, temos o gráfico que apresenta a CURVA PADRÃO (na cor azul) e você precisa atribuir valores na tabela para gerar a CURVA SIMULADA (na cor vermelha). Após atribuir os valores, conforme a função apresentada na nossa problemática, você clica em EXECUTAR e o simulador irá gerar a CURVA SIMULADA. Agora é só comparar a curva que você gerou com a curva padrão e ver se você conseguiu gerar uma função exponencial.

Caso os valores colocados na tabela não estiverem de acordo com a curva padrão, você poderá REINICIALIZAR e tentar quantas vezes forem necessárias.

Dica de ouro: caso você não consiga encontrar os valores da curva padrão, sugerimos a opção SUGESTÃO.


Agora convidamos você a fazer uso da nossa ferramenta de simulação, a nossa temática explora a relação entre a covid-19 e a função exponencial.

SE VOCÊ AINDA NÃO LEU SOBRE ESSA TEMÁTICA, SUGERIMOS QUE ACESSE: Qual é a relação entre covid-19 e a função exponencial?
(link aqui) ASSIM VOCÊ FICARÁ MUITO BEM INFORMADO SOBRE ESSE ASSUNTO.

✅ Depois de todo esse conteúdo e de saber qual a relação entre a covid-19 e a função exponencial, chegou a hora de você colocar em prática o que aprendeu. Para isso vamos brincar um pouco no simulador.

Como sabemos, a pandemia da covid-19 já completou 2 anos e durante todo esse tempo tivemos algumas variantes da doença, a Alpha é uma delas e sua taxa de reprodução básica é de 3, esse parâmetro leva em consideração o número médio de novos casos gerados por um caso positivo durante um período de infecção, de modo que, se um organismo tem um R₀ de 3, significa que uma pessoa infectada irá infectar três outras, em média, fazendo com que o número de infectados aumente exponencialmente.
Essa situação está representada na seguinte função: f(x) = 3x. Como fica o gráfico dessa função? Agora é com você, preencha a tabela e veja se os valores que você colocou representam uma função exponencial de base 3.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe agora:

Postagens recentes

Recent Posts

Categorias