Mundo Financeiro

Pensa que é só isso? Não acabou não, temos muita coisa ainda para mostrar. Então continue navegando para aprender mais sobre as Funções Exponenciais.

Agora vamos entrar no show business do Mundo Financeiro e aprender sobre esse mundo concorrido e agitado que diariamente opera com um volume gigantesco de dinheiro e informações. Sim! Para trabalhar nessa área você precisa estar muito bem informado, saber de tudo que está acontecendo no mundo, pois ele é afetado constantemente com as mudanças.

O que é Mercado Financeiro e como ele funciona?

 O mercado financeiro é um ambiente de negociação de produtos financeiros. Como em toda negociação, existem duas partes, que possuem interesses parecidos e fecham um acordo. No caso de negociações no mercado financeiro, as partes são divididas em quem empresta dinheiro e quem toma emprestado para devolver com juros.

Ele faz parte da estrutura financeira do país e envolve desde a sua conta no banco até os investimentos que você pretende fazer. Saiba como o seu dinheiro circula por esse universo.

Vira e mexe aparece no noticiário o termo mercado financeiro: notícias de que a Bolsa de Valores subiu ou caiu, análises econômicas, tudo isso tem a ver com ele.

O mercado financeiro, de forma simplificada, é todo o universo de operações de compra e venda de ativos – desde títulos emitidos por bancos até ações de empresas, passando pelos milhares de tipos de aplicações que existem.

Esse mercado faz parte da estrutura financeira do país. Ele permite, entre outras coisas, que pessoas comuns possam ser sócias de uma empresa ou até emprestar dinheiro para bancos e o governo em troca de juros.

Mesmo que você não ainda invista e deixe seu dinheiro parado na conta corrente, é importante saber que essa também é uma forma de emprestar dinheiro ao seu banco. Afinal, as instituições financeiras usam esse dinheiro para conduzir operações. 

Só que quando o dinheiro está parado na conta corrente, isso é feito sem que você receba nada. Em outras palavras, todo o lucro fica com os bancos.

Ou seja: investir no mercado financeiro significa também receber um rendimento extra por essa operação, mesmo que seja apenas o dinheiro do seu dia a dia, que você pode movimentar a qualquer momento.

Então ficou curioso para saber mais sobre esse assunto?

Acesse o link e conheça tudo sobre o Mundo Financeiro.

https://riconnect.rico.com.vc/blog/mercado-financeiro https://blog.toroinvestimentos.com.br/investimentos/investimento-financeiro

Mercado financeiro com pouco dinheiro é possível?

Talvez você já tenha pensado em começar a investir, mas desistiu por imaginar que precisaria de muito dinheiro. Isso é um mito do mercado financeiro.

O mundo dos investimentos vem ficando mais acessível. É possível aplicar em títulos do Tesouro Direto com pouco mais de R$ 30. Ou em ações e fundos de investimento com menos de R$ 100. Ou seja: para quem quer começar essa jornada, o primeiro passo pode estar próximo.

Ficou interessado sobre esse tipos de investimentos? Então acesse o link e fique por dentro de tudo que acontece no mundo financeiro.

https://blog.nubank.com.br/investimentos/

POUPANÇA

Agora vamos falar um pouco sobre a Poupança, o investimento mais conhecido e que está disponível em qualquer instituição financeira, mas será que ela é um bom investimento?

Poupança: o que saber antes de investir

Ela existe desde 1861. Veja se uma ideia de quase dois séculos atrás é a melhor opção para o seu dinheiro de hoje.

A poupança é uma velha conhecida dos brasileiros na hora de guardar dinheiro. Em fevereiro de 2018, dados do Banco Central indicavam que 85% de todos os investidores do país possuíam uma conta poupança – na época, isso representava um total de 62,6 milhões de contas abertas.

De forma resumida, a poupança é uma modalidade de conta bancária atrelada a um dos investimentos mais tradicionais do Brasil: a caderneta de poupança.

Apesar de segura, ela está longe de ser a melhor opção para quem quer juntar dinheiro. Para entender o porquê, é preciso saber um pouco mais sobre como a poupança funciona.

Qual o rendimento da poupança?

O rendimento da poupança está atrelado à taxa Selic, uma das taxas básicas da economia, e também à Taxa Referencial (TR), calculada diariamente pelo Banco Central.

Por isso, o rendimento da poupança varia quando a Selic aumenta ou diminui.

Até maio de 2012, a poupança rendia 0,5% + TR ao mês. Desde o dia 4 de maio do mesmo ano, o cálculo de seu rendimento passou a ser de dois tipos:

Se a Selic estiver acima de 8,5% ao ano: a poupança rende 0,5% sobre o valor depositado + TR;

Se a Selic estiver igual ou abaixo de 8,5% ao ano: a poupança rende 70% da Selic + TR.

A Selic é decidida pelo Copom (Comitê de Política Monetária) a cada 45 dias. Em junho de 2022, ela ficou em 13,25%. Nessa taxa, a caderneta de poupança passa a ter um rendimento fixo de 6,31% ao ano.

Vale a pena investir na poupança?

A poupança é um investimento seguro, com risco quase zero e que permite que os saques sejam realizados a qualquer momento.

É melhor deixar o seu dinheiro na poupança do que parado em uma conta corrente sem rendimento. Mas, no geral, não vale a pena investir na poupança.

Existem dois principais motivos para a poupança não valer a pena:

O fato de que o rendimento é creditado somente no “aniversário da poupança”, 30 dias depois do depósito. Ou seja: existe uma data específica, todo mês, em que o rendimento dos últimos 30 dias fica disponível. Você pode, sim, sacar antes desse prazo, mas perderá os rendimentos do período. Vale acrescentar que as aplicações realizadas nos dias 29, 30 e 31 de cada mês terão como data de aniversário sempre o dia 1°.

Você pode, sim, sacar antes desse prazo, mas perderá os rendimentos do período.

Existem, além da poupança, outras opções de investimentos tão seguras quanto ela e com rentabilidade muito maior. Os CDBs e os títulos do Tesouro Direto são algumas das opções.

Ficou interessado em conhecer esses outros investimentos, então acesse os links abaixo:

 CDBs https://blog.nubank.com.br/cdb-o-que-e/

Tesouro direto: https://www.tesourodireto.com.br/

E daí ainda acha que a poupança é um investimento lucrativo? Se você ainda não está convencido, então acesse o link abaixo e faça uma simulação comparando a rentabilidade da poupança com outros investimentos. 

SIMULE SEU INVESTIMENTO

Compartilhe agora:

Postagens recentes

Recent Posts

Categorias