CARO PROFESSOR:

Instruções para a aplicação da sequência didática

Ao navegar por esse site, você terá acesso a atividades diversas envolvendo funções exponenciais, que podem ser acessadas  e resolvidas por seus alunos, contextualizadas ao tema proposto para estudo, a saber: o uso de dados reais para interpretação de gráficos estatísticos sobre função exponencial. 

O referido estudo está ancorado no tripé letramento estatístico, dados reais e resolução de problemas. 

Esse site é o resultado de um trabalho de dissertação, intitulado “Uso de dados reais para interpretação de gráficos estatísticos sobre função exponencial”.

O estudo teve como objetivo “modelar, desenvolver, aplicar e avaliar produto educacional para a interpretação de gráficos de função exponencial a partir de dados reais”.  Entre as justificativas da presente abordagem, salienta-se que a resolução de problemas é conceito que perpassa o texto da BNCC, estando relacionada à aprendizagem significativa e ao letramento estatístico.

Nesse sentido, o presente estudo direciona suas reflexões à especificidade das funções exponenciais e sua aplicação no cotidiano das pessoas. Considera a necessidade de oportunizar aos estudantes atividades que desencadeiam a compreensão e utilização de gráficos envolvendo função exponencial como forma de registro de representação matemática. 

Parte da premissa de que as funções exponenciais estão presentes em situações diversas, nos mais variados campos das ciências que envolvem o tratamento à informação. Como exemplo da abordagem que se refere ao uso de dados reais para resolução de problemas, utilizou-se a apresentação e interpretação dos dados sobre a covid-19. O tratamento dos dados sobre essa doença e suas variantes foram essenciais para o acompanhamento de seu quadro por autoridades, cientistas, médicos e sanitaristas em diversos países, servindo como instrumento primordial ao planejamento e execução de políticas sanitárias voltadas ao controle da epidemia. A utilização desse instrumento também foi essencial para a busca da conscientização da população em relação aos riscos de contágio e transmissão em escala exponencial.

É FUNDAMENTAL CONSIDERAR QUE…

As projeções acerca do comportamento epidemiológico de determinado organismo são realizadas a partir de cálculos matemáticos que consideram a taxa de reprodução básica desse organismo, representada pelo símbolo R₀. Essa taxa representa o número médio de novos casos que um caso positivo gera durante um período de infecção. No caso do vírus inicial, identificado em Wuhan, o R₀ era de 2,5, significando que uma pessoa infectada infectaria, em média, 2,5 pessoas, fazendo com que o número de infectados aumente exponencialmente. A variante Alpha apresentou um R₀ de 3; a Delta apresentou R₀ de 7, e a Ômicron tem R₀ 10, o que confirma a essencialidade de redução do R₀ por meio de medidas de confinamento ou quarentena (LLUCH, 2021).

O exemplo citado de aplicação das funções exponenciais a partir do uso de dados reais para interpretação de gráficos estatísticos representa apenas uma situação entre as mais diversas aplicações possíveis deste objeto do conhecimento, e evidencia como a matemática está presente em diversas situações do contexto social.

A CONCEPÇÃO SOCIOINTERACIONISTA COMO FUNDAMENTAÇÃO PEDAGÓGICA PARA UMA APRENDIZAGEM COM SIGNIFICADO

 Assim, ao se propor a relação entre análise de dados reais e a possibilidade de promoção de uma aprendizagem significativa crítica, este estudo vai ao encontro de Vygotsky, em cuja teoria se encontra um arcabouço de conceitos amplamente difundidos na educação. 

Entre esses conceitos, a concepção sociointeracionista, que considera que a formação do sujeito ocorre por meio de uma relação dialética entre esse sujeito e a sociedade que o cerca: o homem modifica o ambiente, e o ambiente o modifica. Contemplado sob esse enfoque, o ensino da matemática, ao colocar o aluno em uma posição dialógica com a realidade, amplia o seu significado para a formação do sujeito, contribuindo, de forma determinante, para o desenvolvimento da criticidade.

Assim, cabe ao professor de Matemática o planejamento de atividades capazes de desafiar o aluno para a construção de uma aprendizagem efetiva, muito além de somente trabalhar conceitos teóricos das funções exponenciais. Evidencia-se, assim, a contribuição de Vygotsky para o trabalho pedagógico, para quem o sociointeracionismo é ação desencadeadora e promotora de aprendizagens significativas. 

A SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Evidencia-se a importância da contextualização dos conteúdos matemáticos, o que ocorre por meio da exploração de temáticas por meio de sequências didáticas que oportunizam atividades de coletas de informações, sínteses, análises e conclusões.

A sequência didática proposta está organizada em dez encontros. Para ter acesso a esse material na íntegra, basta navegar pelo site e fazer download do nosso ebook.

O USO DOS SIMULADORES 

A adoção de mecanismos de simulação que exemplifiquem o crescimento da função exponencial pode representar uma importante alternativa na construção de aprendizagens com significado, à medida que promove a vivência, reflexão, experimentação, resolução de problemas e utilização das tecnologias como procedimentos de ensino e aprendizagem.

O USO DA TECNOLOGIA

Com o uso do site, o aluno acessa conteúdos referentes à função exponencial: a história da função, conceito de função exponencial, tipos de funções exponenciais, propriedades das funções exponenciais, exemplos de aplicação da função exponencial em diferentes áreas, problemas envolvendo funções exponenciais em situações reais.

Pretende-se que, ao aliar a tecnologia à matemática e à exploração das funções exponenciais, o aluno seja capaz de desenvolver uma aprendizagem mais prazerosa e com significado e, por conseguinte, mais eficiente.

Ao navegar pelos menus do site, o aluno será direcionado às áreas de aplicação das funções exponenciais, acessando conteúdos que exploram as referidas aplicações: na área da saúde, na área da biologia e na área da matemática financeira. Além de textos escritos, o aluno irá visualizar imagens, gráficos, quadros e esquemas, que servirão como exemplos das situações mencionadas.

Espera-se que, ao realizar uma abordagem da matemática contextualizada, voltada à percepção de que seu significado para o aluno é ampliado à medida que o mesmo consegue verificar a sua aplicação a variados problemas cotidianos,  conforme as orientações da BNCC, a relação ensino e aprendizagem se efetive de maneira mais eficiente, reduzindo-se, assim, os incômodos índices que apontam para resultados insatisfatórios na aprendizagem da área.

Material de apoio

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