A matemática está presente no nosso cotidiano mais do que você imagina. Você sabia que a matemática teve e tem papel fundamental para entender o comportamento do Coronavírus? E além disso é baseado em cálculos matemáticos que os especialistas e as autoridades sanitárias preveem e projetam a evolução da pandemia e fornecem dados para que a população possa estar informada sobre o que está acontecendo? Não?! Então vamos aprender um pouco mais sobre isso!
Você sabe o que é a COVID-19?
A COVID-19 é uma doença infecciosa causada pelo coronavírus SARS-CoV-2 e tem como principais sintomas febre, cansaço e tosse seca. Outros sintomas menos comuns e que podem afetar alguns pacientes são: perda de paladar ou olfato, congestão nasal, conjuntivite, dor de garganta, dor de cabeça, dores nos músculos ou juntas, diferentes tipos de erupção cutânea, náusea ou vômito, diarreia, calafrios ou tonturas.
Em 26 de novembro de 2021, a OMS designou a variante da COVID-19 B.1.1.529 como uma variante de preocupação denominada Ômicron. Essa variante apresenta um grande número de mutações, algumas das quais preocupantes. As outras variantes de preocupação ainda estão em circulação e são: Alfa, Beta, Gama e Delta.
Dessa forma, quanto mais o vírus da COVID-19 circular, através da movimentação das pessoas, mais oportunidades terá de sofrer mutações. Portanto, a coisa mais importante que as pessoas podem fazer é reduzir o risco de exposição ao vírus e se vacinar contra a COVID-19 (com todas as doses necessárias, segundo o esquema de vacinação), continuar a usar máscaras, manter a higiene das mãos, deixar os ambientes bem ventilados sempre que possível, evitar aglomerações e reduzir ao máximo o contato próximo com muitas pessoas, principalmente em espaços fechados.
Ficou com dúvidas a respeito dessa doença? Então sugerimos o seguinte vídeo
para maiores esclarecimentos.
o Coronavírus é exponencial, entenda como!
Informação nunca é demais você não acha? Separamos mais alguns links para que você fique bem informado sobre a covid-19.